Entenda Os Três Tipos De Regimes Prisionais

Entenda Os Três Tipos De Regimes Prisionais

Os três tipos de regimes prisionais consistem em fechado, semiaberto e aberto. Cada um deles tem regras distintas sobre a maneira como os detentos cumprirão a pena. Compreenda melhor no artigo.

Existem três tipos principais de regimes prisionais: fechado, semiaberto e aberto. Cada um desses tem características específicas que determinam a forma como os detentos são tratados e as condições em que vivem.

Neste artigo, compreenda melhor sobre cada um deles!

Quais são os três tipos de regimes prisionais?

Cada um desses regimes prisionais tem suas próprias vantagens e desvantagens. Você verá que o regime fechado é o mais seguro, mas também o mais difícil de administrar. Já o semiaberto oferece mais oportunidades de reabilitação, mas pode ser difícil controlar os detentos fora da prisão. 

Em última análise, a escolha do regime prisional depende das circunstâncias individuais de cada indivíduo e dos objetivos da pena de prisão, que podem variar de acordo com o sistema penal e as leis de cada país.

Veja como funciona cada um!

Regime prisional fechado

O regime prisional fechado é o mais rigoroso entre os três. Nele, os detentos são mantidos em celas individuais durante 22 horas por dia, tendo direito a apenas duas horas de banho de sol diariamente. 

As visitas são restritas e monitoradas e os detentos não têm permissão para sair da prisão sem escolta. Esse regime é, geralmente, aplicado a condenados por crimes graves, como homicídio, estupro e tráfico de drogas.

Regime prisional semiaberto

O regime semiaberto é um pouco menos rigoroso que o fechado. Nesse tipo, os detentos são autorizados a trabalhar ou estudar fora da prisão durante o dia e retornar à noite. Eles ainda são mantidos em celas, mas com menos restrições e mais liberdade de movimento. 

Sobre as visitas, também são mais flexíveis, mas ainda são monitoradas. O semiaberto geralmente é aplicado a condenados por crimes menos graves e que já cumpriram parte de sua pena em regime fechado. 

Regime prisional aberto

Por fim, o regime prisional aberto é o mais flexível dos três. As pessoas cumprindo pena nessas condições também são autorizadas a sair da prisão durante o dia para trabalhar ou estudar e retornar à noite para dormir. 

Eles geralmente são alojados em casas de albergados ou em outras instalações comunitárias. As visitas são menos restritas e os reeducandos têm mais liberdade de movimento. 

Essa condição é aplicada a quem cometeu crimes menos graves e quem já cumpriu a maior parte de sua pena em regime semiaberto.

E se você leu este conteúdo porque tem dúvidas e interesses em visitar uma pessoa que está cumprindo pena, pode ler também o nosso artigo sobre o que é permitido levar no dia de visita em presídio! Assim, você não corre o risco de ter um item barrado e entende melhor como isso funciona.