Saiba Como Funciona o Livramento Condicional

Saiba Como Funciona o Livramento Condicional

Com o livramento condicional, é mais fácil que a pessoa cumprindo pena se reintegre à sociedade. No entanto, é preciso seguir algumas diretrizes. Saiba mais.

O livramento condicional é uma medida de execução penal que permite que um detento cumpra o restante da sua pena fora da prisão, sob certas condições estabelecidas pelo juiz responsável pelo caso. 

O objetivo é permitir a reintegração gradual da pessoa na sociedade e reduzir a superlotação das prisões, desde que haja garantias de que o reeducando não apresentará riscos à segurança pública.

Neste artigo, compreenda melhor como funciona e o que é preciso para fazer o pedido!

O que é o livramento condicional?

O livramento condicional é uma medida penal que permite que um condenado seja liberado da prisão antes do término de sua sentença. No entanto, a pessoa que recebe esse tipo de benefício ainda precisa cumprir algumas condições estabelecidas pelo tribunal, caso contrário, ela pode ser mandada de volta para a prisão.

Quais são as condições para obter o livramento condicional?

As condições do livramento condicional variam dependendo da jurisdição e do crime pelo qual a pessoa foi condenada. Algumas das condições comuns incluem:

  • comparecer regularmente ao tribunal para mostrar que está seguindo as condições impostas;
  • não cometer outros crimes;
  • manter um emprego ou matricular-se em um programa educacional;
  • não se envolver com pessoas que tenham histórico criminal;
  • submeter-se a testes de drogas e álcool;
  • residir em uma área específica.

Como funciona o processo de livramento condicional? 

O processo de livramento condicional começa quando o condenado solicita a liberdade condicional. Sendo assim, um oficial designado para o caso analisa as informações do detento e apresenta um relatório ao tribunal. O juiz, então, decide se concede ou não o benefício.

Se for concedido, o condenado deve cumprir as condições estabelecidas, como dito anteriormente. Para isso, o oficial responsável pelo caso supervisiona o reeducando para garantir que ele esteja seguindo as políticas impostas. 

No entanto, caso o ex-detento não cumpra as condições, ele pode ser mandado de volta para a prisão para cumprir o restante de sua sentença.

E se você entrou neste conteúdo porque está com dúvidas e pretende saber mais sobre um familiar ou amigo que está cumprindo pena em um centro de detenção, leia também o nosso artigo sobre como saber a situação de um detento no processo judicial!