Como Saber o Número da Matrícula de um Detento? Secretaria da Administração Penitenciária

Como Saber o Número da Matrícula De Um Detento? | Jumbo CDP

Uma dúvida muito comum das famílias é como saber o número da matrícula de um detento para enviar cartas, jumbos etc. Mas existem duas principais maneiras de fazer isso. Veja mais!

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de pessoas nas prisões aumentou em 61 mil após a pandemia de Covid-19, sendo que no total são mais de 919 mil somente no Brasil. Por esse motivo, o país perde somente para China e Estados Unidos na quantidade total de encarcerados.

É normal que muitos familiares que ficam do lado de fora se questionem como saber o número da matrícula de um detento, já que todos ganham um ao entrar em uma unidade penitenciária. Portanto, se você quer entender melhor o que é e como descobrir essa informação, continue a leitura!

O que é o número de matrícula dentro do presídio?

Assim que uma pessoa é transferida para um Centro de Detenção Provisório (CDP), ela ganha um número de matrícula, que é uma maneira de registrar a sua identidade lá dentro. Como se fosse um número de CPF ou RG, mas utilizado dentro da unidade penitenciária. 

Esse número também fica no prontuário criminal e em demais documentos necessários. Além disso, é essencial para que as pessoas de fora possam enviar cartas pelos Correios e comprar jumbos. 

Veja como saber o número da matrícula de um detento

Considerando que é preciso desse registro para enviar qualquer coisa ao presídio, as famílias aqui podem ter dificuldades para saber o número da matrícula de um detento.

Sendo assim, a principal forma de conseguir esse registro é ligar diretamente na CDP em que ele se encontra ou indo até o local para perguntar essa informação. Geralmente, eles irão passar a informação, mas é preciso explicar o motivo pelo qual deseja saber esse dado. 

Mas, além disso, outra maneira para encontrar a matrícula de um detento pode ser por meio do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que é um sistema eletrônico para as autoridades judiciárias. Nele, são inseridos todos os dados da ordem de prisão ou soltura de uma pessoa, bem como um cadastro com informações. Essa consulta pode ser feita pelo Portal do CNJ.

No entanto, essa pode ser uma forma mais demorada, além de você não ter a certeza de que encontrará a informação, visto que somente mandados em situação de “aguardando o cumprimento” ficam disponíveis para consulta do público geral. 

E se você está interessado nessas informações porque tem um familiar que está cumprindo pena, saiba também o que é jumbo e como entregar nas unidades penitenciárias para garantir maior segurança e conforto a você e ao detento! 

Enviar um jumbo para o detento